Fazer a digitalização dos negócios da sua MEI é importante para aumentar as chances de sucesso da empresa. Ainda mais se observarmos o aumento da formalização de pequenos empresários nos últimos meses, assim como a migração deles para as vendas online.
O número de microempreendedores individuais não para de crescer no Brasil. Para se ter uma ideia, já são quase 11 milhões de MEIs no país. E quase 1 milhão deles foram registrados apenas durante a pandemia do Covid-19.
Esses números mostram como o MEI está ganhando força e buscando alternativas para superar o desemprego, realizar sonhos e dar a volta por cima diante do cenário em que estamos vivendo.
Mas não basta se tornar MEI, é importante buscar a profissionalização do negócio. E isso envolve separar um tempo para estudar sobre a empresa e o setor, desenvolver estratégias de crescimento, definir o público, onde divulgar os produtos e serviços, além de digitalizar o seu negócio.
Por isso, elaboramos esse material para te explicar tudo sobre a digitalização da sua MEI e se preparar para a transformação digital que já está acontecendo.
Planejamento financeiro para MEI: como fazer em 5 passos
O que é a digitalização de um negócio?
Digitalizar um negócio significa trazer recursos tecnológicos para dentro da empresa, a fim de otimizar processos e torná-los mais simples e eficientes, melhorando os resultados.
E isso inclui dois pontos principais:
1) Estruturar a empresa para vender online e atender o público por canais digitais.
Somente em 2020, o faturamento das vendas online no Brasil chegou a R$ 42 bilhões, um aumento de 56,8%, se compararmos com 2019. Números que mostram a importância de estar preparado para atender a esse mercado que cresce à passos largos.
As principais vantagens de abrir o seu negócio para as vendas online são:
- Maior alcance dos seus produtos e serviços;
- Empresa estará aberta 24 horas;
- Possibilidade de um melhor relacionamento com o cliente;
- Utilização de recursos focados para o seu público-alvo;
- Análise de resultados através de ferramentas digitais.
2) Digitalizar documentos
Digitalizar os documentos da sua empresa pode ser uma ótima estratégia, principalmente por trazer mais agilidade e economia no dia a dia, além de melhorar a organização dos negócios. E aqui podemos citar:
- Assinaturas digitais
- Nota fiscal eletrônica
- Segurança na armazenagem de documentos importantes
- Economia no uso de papel
- Mais facilidade no acesso de informações
Como fazer a digitalização da sua MEI
A digitalização do seu negócio possui um papel fundamental para o sucesso das vendas online.
Para tanto, alguns pontos principais devem ser trabalhados com atenção durante esse processo. Tais como:
- Conhecer muito bem a sua empresa;
- Tornar claro quais são os seus objetivos;
- Saber quem são os seus clientes e como se comunicar com eles;
- Fazer um planejamento para o curto, médio e longo prazo;
- Definir metas e acompanhá-las de perto;
- Analisar os resultados constantemente.
São tarefas que requerem força de vontade e dedicação, afinal é o futuro da sua MEI que está em jogo.
Por isso, mergulhe fundo nos conteúdos sobre marketing digital e divulgação de negócios online.
É possível encontrar diversos cursos de qualidade disponíveis na internet, e blogs que oferecem ótimos materiais sobre o mundo das MEIs.
Para te ajudar ainda mais nessa missão, elaboramos um artigo explicando tudo sobre plano de negócio e como fazer um. Aliás, esse é um tema que tem tudo a ver com a digitalização da sua MEI.
O que é um plano de negócios e qual sua importância para o MEI?
Agora, para digitalizar documentos, existem algumas empresas no mercado que oferecem o serviço.
Diante disso, não deixe de pesquisar bastante por opções que te ofereçam confiança, praticidade e assistência de qualidade no dia a dia.
Também vale destacar a iniciativa da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, responsável por lançar uma cartilha que ajuda empreendedores a digitalizar o seu negócio.
E temos uma novidade para te contar!
Acaba de chegar a Maquininha MEI Fácil – Menor taxa de débito do mercado: 0,99%. Feita para quem é MEI e totalmente integrada com a conta MEI Fácil!
E não para por aí! A Maquininha MEI Fácil não tem burocracia, não tem mensalidade e nem contrato de fidelização.
Você não precisará mais esperar o recebimento dos seus pagamentos, pois com ela, você pode receber em até 1 dia útil. Demais, né?
Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.
Aproveite e inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.