Atualizado em 23 de setembro de 2021
Você já pensou em usar a internet para impulsionar seu trabalho e desenvolver um negócio digital? Os negócios online podem ser perfeitos para você.
Existem diversas ideias de podem se encaixar no que você está procurando. Seja para começar uma nova atividade ou garantir aquela renda extra no final do mês – quem não gosta, não é mesmo?
Vamos descobrir como ganhar dinheiro no mercado digital a seguir.
Continue lendo.
O que são negócios online?
Chamamos de negócios online qualquer negócio que possa acontecer na internet. Um exemplo é vender produtos online.
Em 2018, dados mostraram que 1,8 bilhão de pessoas compraram online. Vale lembrar que nesse período, não tínhamos enfrentado uma pandemia que intensificou as compras em ambiente digital.
Já no primeiro trimestre de 2021, nós brasileiros compramos R$ 35,2 bilhões em produtos pela internet.
Além da pandemia do coronavírus, a evolução tecnológica, a ampliação do acesso à internet em todo mundo e a facilidade de criar uma presença no digital impulsionaram o sucesso dos negócios online.
Mundo pós-pandemia: 8 ótimas oportunidades para o MEI
5 ideias de negócios online para você testar
Fotógrafos, cabeleireiros e outros profissionais da beleza, professores e os demais prestadores de serviço MEI podem encontrar maneiras de reinventar suas atividades e trazê-las para o online.
- Venda por dropshipping
- Ou venda por marketplace
- Trabalhe como freelancer
- Ofereça consultorias e cursos online
- Abra uma franquia online
Venda por dropshipping
Parece loucura vender produtos sem ter nenhum estoque? Com o dropshipping isso é possível!
Com esse método de vendas, você como vendedor fará o intermédio da compra, ou seja, conectar o cliente ao produto final. O dropshipping funciona como uma vitrine terceirizada, assim a reserva e a entrega do produto são feitas por um fornecedor, e não por você.
Você não precisará se preocupar em comprar os produtos antes de vender, em achar um local ideal para desenvolver seu estoque ou cuidar da logística das entregas.
Você será responsável “apenas” pelas questões que envolvem o marketing e a venda.
Ou venda em marketplaces
Marketplaces são sites que realizam a venda de diferentes lojas. Sabe quando você entra em um site e aparece “vendido por nome da loja”. Esse site que você visitou é um marketplace. Alguns exemplos são Americanas, Magazine Luiza e Shopee.
Vender em marketplace é sucesso! Sabia que em 2020, os marketplace representavam 51% do faturamento das vendas online?
Além disso, 2,5% dos microempreendedores ativos que vendiam produtos no marketplace do Magazine Luiza, por exemplo, ultrapassaram o limite de R$ 81 mil de faturamento anual
Você pode vender seus produtos ou revender produtos importados, por exemplos. Essa é uma ótima forma de como começar a vender na internet.
Trabalhe como freelancer
As possibilidades de trabalho freelancer são inúmeras.
Você pode ser um redator freelance, por exemplo. Hoje, diversas empresas buscam redatores com foco em SEO ou copywriting. Pode ser um nicho para você se destacar.
Junto com a criação de conteúdo, você pode oferecer revisão de textos ou até mesmo traduções, se você dominar mais de um idioma.
Além disso, você pode trabalhar com fotografia freelance. Já pensou em vender suas imagens na internet?
Sabe tudo sobre programas de edição de imagem ou vídeos? Essa pode ser a oportunidade que você está buscando!
Se você é uma pessoa desenvolvedora, pode atuar com desenvolvimento de sites e aplicativos.
Para se destacar aqui, a dica é resolva problemas e ganhe dinheiro. Além de gerar uma renda extra, você pode descobrir que viver de projetos freelancers é perfeito para seu estilo de vida!
Ofereça consultorias e cursos online
Um exemplo da eficácia dos negócios online é a variedade de consultorias e cursos que podem ser feitos sem ninguém precisar sair de casa. Muitos profissionais não podem prestar seus serviços integralmente pela internet.
Você pode ganhar dinheiro ensinando idiomas, oferecendo cursos de maquiagem, dando aulas de instrumentos musicais, compartilhando treinos de atividade física, mostrando como fazer receitas, e muito mais!
Você pode ensinar qualquer coisa e sempre terá alguém disposto a aprender. Pode acreditar!
Quer um exemplo? As meninas do Empório Femingos criaram um curso chamado Projeto Criativo que tem como objetivo compartilhar como elas tiram suas ideias do papel e superam obstáculos.
Já a Karol Resende oferece um curso de auto maquiagem.
@karolresendeeMais um caso resolvido com sucesso! Resolva esse caso vc tbm. Link disponível na bio 🤣 @ovictormedeiros♬ som original – Karol Resende
Você pode oferecer consultorias e cursos online com vídeo chamadas ou vídeos gravados.
Nesse momento, a criatividade abrirá muitas portas. Estude possibilidades e aproveite para colocar em prática algumas estratégias.
Abra uma franquia online
Sabia que existem franquias virtuais? Elas são franquias que não precisam de espaço físico para realizar suas atividades.
Alguns exemplos para você conhecer: Encontre Sua Viagem, Quisto Corretora de Seguros e Mazze Semi Joias
Veja aqui como montar sua franquia sendo MEI
Como montar um negócio de sucesso
“É meu primeiro negócio online, e agora?”. Começar é difícil, mas é a etapa mais importante para se tornar um empreendedor. Mas com algumas dicas, isso fica bem mais fácil.
Veja algumas dicas que vão te ajudar a montar um negócio online de sucesso:
- Busque ideias do que vender na internet
- Faça um planejamento de negócio
- Aproxime sua relação com seus clientes
- Abra uma MEI para formalizar seu negócio
Busque ideias do que vender na internet
Você deve estar se perguntando onde encontrar ideias do que vender na internet, não é mesmo?
Separamos algumas ideias que podem te ajudar!
- Eletrônicos e acessórios
- Pacotes de viagem
- Roupas e acessórios da moda
- Equipamentos de ginastica
- Perfumes
Você pode comprar produtos de outros países, como da China, e revender aqui no Brasil por um preço mais alto.
Um exemplo é comprar roupa de lojas como a Shein ou a Urbanic e revender em marketplace como a Shopee. Você também pode criar sua loja no Instagram ou vender no F-commerce (e-commerce do Facebook).
Faça um planejamento de negócio
Agora que você já sabe o que vai vender ou quais serviços você irá oferecer, chegou o momento de planejar.
Nessa etapa, você vai precisar:
- Definir quem será o seu público-alvo
- Conhecer e fazer uma análise de concorrentes
- Fazer o planejamento financeiro do seu negócio online
- Criar estratégias de divulgação
- Desenhar o seu plano de negócio
De acordo com uma pesquisa do Sebrae publicada na Istoé Dinheiro, 3 em cada 10 pequenos negócios fecham as portas em até 5 anos de atividade no Brasil. E adivinha quem pode ajudar e evitar essa estatística? O plano de negócio!
Aproxime sua relação com seus clientes
Essa dica é para quem já está acostumado ao mundo do empreendedorismo e tem alguns clientes fixos.
Use as redes sociais para conhecer mais os seus clientes, seja através de atendimento exclusivo ou ações e campanhas. Se mostrar disponível é essencial para montar um negócio de sucesso.
A partir disso, você poderá colocar em prática algumas estratégias online para manter seu negócio ativo, atrair e fidelizar clientes. Demonstre sua preocupação com o bem-estar coletivo e explore novas maneiras de apresentar seus serviços.
Que tal aproveitar o tempo livre para fazer pesquisas de satisfação online com seu cliente? Veja o vídeo abaixo:
Abra uma MEI para formalizar o seu negócio
Nada melhor do que levar o seu trabalho muito a sério para garantir o sucesso dele, não é mesmo? Então, por que não formalizar o seu negócio online?
Você pode começar abrindo uma MEI.
Microempreendedor Individual ou simplesmente MEI é o CNPJ mais simples que você pode ter. São pouquíssimas obrigações e diversos benefícios, inclusive direitos previdenciários e do INSS. Acredita?
Veja como você pode abrir uma MEI
Você consegue abrir em poucos segundos pelo aplicativo MEI Fácil. E o melhor: 100% gratuita!
Nossa última recomendação é: continue contando conosco! Agora, precisamos nos fortalecer enquanto comunidade empreendedora. Para superar desafios e se preparar para o que está por vir, se mantenha informado através das redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.