Como fazer uma promoção: exemplos reais você se inspirar

7 minutos de leitura
Veja como fazer uma promoção
Navegue pelo conteúdo

Atualizado em 23 de setembro de 2021

Você sabe como fazer uma promoção sem perder a lucratividade?

Descontos, brindes, ou serviços exclusivos? Quem nunca se encantou por pelo menos uma dessas palavras?

Para o consumidor essa é a oportunidade de renovar o armário ou comprar o que precisavam há tempos. Já para quem tem uma empresa, torna-se uma importante estratégia para vendas.

Porém é importante saber como fazer uma promoção sem jogar fora o lucro.

Não se engane ao pensar que empresas que adotam essa estratégia de promoção e/ou liquidação de produtos estão perdendo dinheiro. Companhias que investem nessa estratégia ampliam também a cartela de clientes.

No setor da moda, por exemplo, essa estratégia tem sido um dos diferenciais para quem compra em lojas virtuais.

Quem nunca se encantou por frases como, “50% de desconto”, “Pague 2 e Leve 3”, “Programa de Fidelidade – Acumule Pontos e Ganhe!”?

Acho que você já se interessou por pelo menos uma dessas promoções.

Reconhecendo a importância de ações como essas, você deve estar se perguntando, mas como fazer uma promoção e ser tão competitivo quanto grandes marcas?

A palavra de ordem para essa última pergunta é: planejamento. Sendo assim, ter um objetivo claro e bem definido é fundamental para o sucesso.

6 dicas de como fazer uma promoção

Não sabe por onde começar a fazer a sua promoção? Vamos te ajudar!

O começo do ano, por exemplo, é um período propício para promover uma liquidação. É o momento ideal de vender o que restou das festas de fim de ano, e se preparar para as novidades fresquinhas.

Dessa maneira, o microempreendedor estará estimulando o comércio que durante esse período sofre com uma queda significativa. Essa redução acontece devido à grande quantidade de impostos obrigatórios a serem pagos nessa época do ano.

As dicas de como fazer uma promoção são:

  • Defina o objetivo da promoção
  • Tenha um calendário ao seu lado
  • Determine o seu público-alvo
  • Faça promoções para fidelizar clientes
  • Capriche na divulgação das promoções
  • Deixe as regras claras

Defina o objetivo da promoção

O primeiro passo para criar uma promoção é entender o motivo de você fazê-la.

Por exemplo, tem muito estoque parado por aí? Está começando sua loja há pouco tempo e quer que as pessoas conheçam ainda? Aquela data comercial está chegando?

Definir o objetivo da sua promoção irá te ajudar a pensar nas estratégias promocionais, desde o que estará com desconto até como você fará a divulgação.

Vamos imaginar que você tem uma loja de lingerie e o Dia dos Namorados está chegando. Será que essa não é uma data importantíssima para você divulgar seus produtos e fazer aquela promoção?

Nesse caso, o Dia dos Namorados é o objetivo da sua promoção. Fácil, não é mesmo?

Agora se você está buscando como atrair clientes para sua loja de roupas, esse será o objetivo da sua promoção. Neste caso, promoções de cupom de desconto para a primeira compra podem ser uma boa chamada.

Tenha um calendário ao seu lado

Quando o ano estiver para virar, comece a preparar o seu calendário de vendas. Isso mesmo!

Veja todas aquelas datas que são importantes para o comércio, assim você poderá se programar com antecedência para vender em cada uma delas.

Além de pensar nas promoções, você precisará pensar na divulgação e, em alguns casos, na decoração correspondendo a cada data. O Natal e o Halloween, por exemplo, pedem por enfeites decorativos.

Determine o seu público-alvo

Determinar o público-alvo da sua promoção te ajudará a entender quais são os melhores produtos e qual é a melhor forma de se comunicar com esses futuros clientes.

Se você vai fazer uma promoção de Dia dos Pais, por exemplo, o seu público-alvo será filhos, esposas ou esposos. Nesse caso, você pode ter chamadas como “Compre o presente do seu pai com 20% de desconto” ou “Leve 2 presentes para o seu pai pelo preço de 1”.

Já se você quer aproveitar o mês do Orgulho LGBTQIA+ para fazer uma promoção especial, o seu público-alvo será pessoas da comunidade. Na hora de pensar na divulgação dessa promoção você pode caprichar nas cores das bandeiras de cada letra da sigla.

E assim por diante!

Faça promoções para fidelizar clientes

É comum que o MEI pense em promoções com a intenção de atrair novos clientes, mas fidelizar os antigos também é muito importante.

Sabia que segundo o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”?

Então bora pensar em estratégias para fidelizar seus clientes?

Você pode oferecer descontos para quem comprar pela segunda vez na loja, por exemplo.

Se você vende produtos online, você pode enviar um cartão ou um e-mail com um código de desconto para a próxima compra.

Capriche na divulgação das promoções

Não adianta você fazer uma promoção incrível se ninguém souber da existência dela, não é mesmo? Por isso, uma das etapas mais importantes do seu planejamento de promoção é a divulgação.

Aqui a dica é usar e abusar das redes sociais!

Compartilhe stories no Instagram com a contagem regressiva para a promoção. Faça um vídeo no TikTok mostrando os produtos que estarão com desconto. Crie sua lojinha no Facebook para atrair o pessoal que está lá. Mostre como usar cada produto no Pinterest.

Veja aqui dicas de como fazer publicidade nas redes sociais!

Deixe as regras claras

Você não pode esquecer que todos os tipos de promoções, devem seguir regras.

As informações sobre a participação, as vantagens, data de início e término devem constar nos materiais de divulgação da promoção. Você deve garantir que os clientes estejam cientes sobre o período dessa ação.

Veja um exemplo da loja Mystica Mood que compartilhou a promoção de frete grátis no mês de aniversário da loja!

Quais promoções eu posso fazer?

Precisando de ideias de promoção para atrair clientes? Anote algumas dicas abaixo!

Ah, e se você se pergunta como criar promoção no Instagram, separamos diversos exemplos para você se inspirar.

  • Liquidação dos produtos
  • Aproveitar datas especiais
  • Pague 2 e Leve 3
  • Cupons de desconto
  • Cartões de fidelidade
  • Troca de coleção
  • Brindes
  • Indique um amigo
  • Descontos progressivos
  • Período de teste
  • Desconto na próxima compra

Se estiver sobrando estoque, uma liquidação dos produtos é sempre bem-vista.

Veja esse exemplo da loja Use Pride que fez um saldão com até 40% de desconto:

Além de atrair a atenção de quem vai comprar, essa estratégia te ajuda a conquistar novos clientes. Ofertas como Pague 2 e Leve 3 também podem ser consideradas nessa opção.

Além disso, ela é uma ótima dica de como conseguir vender mais.

Veja o exemplo da tatuadora Giovanna Scatolini:

Aproveitar datas especiais pode ser uma outra motivação para instigar o consumo.

Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia do Cliente e todas as outras datas especiais não devem ser esquecidas quando o que interessa é aumentar as vendas.

Veja esse exemplo da loja Logay para o Dia Internacional Contra a LGBTfobia:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Logay (@logay)

Os cupons de descontos e os cartões de fidelidade também estão na lista dos amigos dos negócios. Nessa opção, o cliente vai até você, faz um cadastro e por meio de cupons impressos ou digitais, ele consegue descontos em produtos, serviços ou participa de sorteios.

O Ronetto Fast Food fez um programa de fidelidade para atrair os seus consumidores:

Já a loja Cristais Topázius ofereceu cupom de desconto para o mês de agosto:

Uma outra sugestão para quem ainda não sabe como fazer uma promoção e chamar a atenção dos clientes é anunciar a troca de coleção. Além de atrair a curiosidade de quem vai conhecer a empresa, gerar novas oportunidades no futuro está entre as táticas de lojas de roupas e calçados, principalmente.

Veja esse exemplo da loja El Gato anunciando as últimas chances de compras as peças da coleção passada com desconto:

Ofereça brindes para compras acima de determinados valores ou em datas especiais. Você pode usar a criatividade para impulsionar essa estratégia!

Dá uma conferida no exemplo Empório Femingos, onde na compra do Kit de Colagens, você ganha uma bolsinha de algodão de brinde:

Brindes para clientes: dê mimos e conquiste mais vendas

Promoções de indique um amigo são ótimas para expandir a sua marca para novos consumidores.

Já pensou em oferecer um desconto para quem indicar um colega para sua aula de idiomas? E para aquele curso de automaquiagem que você está pensando em começar a oferecer para garantir uma renda extra?

Já os descontos progressivos são perfeitos para quem vende produtos.

Já pensou em oferecer 5% de desconto para quem comprar 2 produtos da sua loja? Depois 7% para quem comprar 3, e 10% para quem comprar acima de 4 produtos? Dica incrível para quem vende doces, por exemplo.

Você também pode oferecer um período de teste ou outra atividade gratuita para as pessoas conhecerem o seu trabalho. Isso é bastante comum com infoprodutos, como aulas online. Nesse caso, as primeiras aulas são gratuitas!

Veja um exemplo que a Luisa Motta fez para o seu curso Larica Vegana:

Já as estratégias de desconto na próxima compra são perfeitas para fidelizar clientes. Aposte em cupons de desconto. Você pode fazer um cartão exclusivo e enviar junto com o seu produto, por exemplo.

Como fazer uma promoção sem perder o lucro?

Nem só de persuasão vive um MEI. Antes de fazer uma promoção é preciso também fazer contas e conhecer as despesas que a sua empresa tem.

Ter um planejamento financeiro te ajudará a fazer uma promoção sem prejudicar a saúde financeira da sua empresa.

A dica é:

Anote todos os gastos em uma planilha e atualize-a sempre que quitar uma conta. Deixe registrado as retiradas feitas e não esqueça de reservar uma parte do dinheiro para investimentos e/ou fazer uma reserva de emergência.

Por exemplo, se a promoção for compras com frete grátis ou dar brindes em compras acima de R$200,00, o microempreendedor individual deve fazer contas e avaliar se os custos de produção do produtos + tributação estão valendo a pena.

Caso os números não estejam de acordo com o esperado você deve rever os cálculos e pensar em uma nova estratégia para o seu objetivo.

O importante é deixar a oferta atraente para o cliente final e viável para o bolso do microempreendedor individual.

Você já conhece nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita?

planilha de gastos para MEI

Agora que você conferiu nossas dicas, basta escolher qual promoção mais combina com o seu negócio e qual o objetivo a ser alcançado.

Se tiver mais dúvidas, nos procure no Grupo MEI Fácil que vamos adorar te ajudar! Além disso, nos acompanhe no Facebook e no Instagram. Conheça também o canal do Youtube TV MEI Fácil!

Este artigo foi útil?
Nota Média: 0 | Votos: 0
Tags:
Navegue pelo conteúdo
Vale a pena ler